Cotidiano

Polícia Federal deflagra ação contra tráfico de drogas no DF e em dois estados

RIO – A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira a Operação Caldeirão para combater criminosos que transportavam drogas do Mato Grosso do Sul para Goiás e Distrito Federal. Cerca de 150 policiais federais estão cumprindo 57 mandados judiciais, sendo 26 de prisão preventiva, 26 de busca e apreensão e 5 de notificação ao bloqueio de imóveis. Os mandados foram expedidos pela 8ª Vara Criminal de Goiânia/GO.

A decisão judicial ainda determinou a apreensão de 23 veículos e o bloqueio de recursos em contas bancárias de 26 pessoas físicas investigadas.

Durante as investigações foram realizadas oito ações para flagrar as irregularidades, ocorridas em diversas unidades da federação. Durante essas ações, 17 pessoas foram presas e 5.700 kg de maconha e 10 kg de cocaína foram apreendidos. Um dos investigados morreu durante as operações, após entrar em confronto com policiais federais. As informações são da Polícia Federal.

De acordo com a corporação, os acusados responderão por tráfico interestadual de drogas, por associação e por financiamento ao tráfico. As penas poderão atingir 20 anos de reclusão.

O nome da operação faz alusão ao termo utilizado pelos investigados ao se referirem a cargas de drogas, segundo a PF. A palavra ?Caldeirão? era usada para indicar os veículos que iriam transportar as cargas de entorpecentes.