Cotidiano

Polícia de SP indicia equipe médica após 20 ficarem cegos em cirurgias

SÃO PAULO ? A polícia de São Paulo indiciou um médico e duas enfermeiras por lesão corporal culposa, quando não há intenção de matar, após 20 pacientes ficarem cegos em mutirão da catarata. Eles eram os responsáveis pelos procedimentos, que ocorreram em janeiro, em São Bernardo do Campo. De acordo com o ?SPTV?, da TV Globo, o inquérito foi entregue nesta sexta-feira à Justiça.

A cirurgia de catarata foi realizada pela equipe do Instituto de Oftalmologia da Baixada Santista, no Hospital de Clínicas do Alvarenga. Vinte e sete pessoas foram submetidas ao procedimento. Um paciente foi a óbito em fevereiro, após acidente vascular encefálico (AVE). Os profissionais foram indiciados 20 vezes, por cada pessoa que teve a complicação.

Em março, a secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo informou que uma comissão formada para apurar o caso concluiu que eles foram contaminados devido a falhas nos processos de trabalho, envolvendo as ações de limpeza, desinfecção e esterilização dos instrumentais e equipamentos usados.

Ainda de acordo com o ?SPTV?, a polícia constatou que os profissionais usaram produto inadequado para esterilizar os instrumentos cirúrgicos para ganhar tempo, já que o processo correto tem duração de uma hora.