Cotidiano

Polícia alemã detém três sírios por suspeita de colaboração com o Estado Islâmico

BERLIM ? Três sírios foram detidos nesta terça-feira na Alemanha por suspeita de colaboração com o Estado Islâmico (EI). De acordo com um ministro alemão, eles chegaram ao país no ano passado e teriam vínculos com os atentados de Paris. As novas detenções fazem parte de um esforço das autoridades alemãs para identificar extremistas que entraram na Europa aproveitando-se da crise migratória.

Os três são acusados de chegar à Alemanha em meados de novembro por ordem do EI ?para cumprir uma missão que já haviam recebido ou ficarem preparados para novas instruções?, indicou a promotoria federal. Eles são suspeitos de pertencer a uma organização terrorista.

As prisões foram feitas em Schleswig-Holstein, estado no Norte da Alemanha, disseram os promotores. Eles foram identificados apenas como Mahir Al-H, de 17 anos; Mohamed A., 26, e Ibrahim M., 18, devido às leis de privacidade alemãs.

Todos viajaram à Alemanha através da Turquia e da Grécia, a rota mais utilizada por migrantes que chegaram à Europa no ano passado.