Cotidiano

PM garante que policiamento estava reforçado no Hospital Souza Aguiar

RIO ? Em entrevista concedida na noite deste domingo, o coronel Luiz Henrique Marinho Pires, subchefe do Estado Maior da Polícia Militar, afirmou que, após receber denúncias de um possível resgate do traficante Nicolas Labre Pereira de Jesus, conhecido como?Fat Family?, a Polícia Militar tentou transferi-lo do Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro. Como foi desaconselhado pelos médicos, já que o preso estava em estado grave, a PM reforçou o policiamento no local, colocando cinco policiais para fazer a escolta do traficantes. Na avaliação do coronel, a maior falha é no ?sistema?, que permite a presença de presos de alta periculosidade em hospitais comuns. Ele informou que havia cinco PMs no hospital: um na portaria e quatro no setor de custódia do hospital. De acordo com o coronel, normalmente são usados de um a dois PMs nestes casos. O resgate do traficante Nicolas Labre Pereira de Jesus, conhecido como?Fat Family?, de 28 anos, irmão do também traficante Marco Antonio Pereira Firmino da Silva, o My Thor, na madrugada deste domingo, levou o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, a convocar uma reunião de emergência na tarde deste domingo no Gabinete de Gestão de Crise do Centro Integrado de Comando e Controle.

? Tínhamos uma informação bem genérica, que não detalhava, como tantas outras que nós recebemos todos os dias. Nós reforçamos o policiamento. Na sexta-feira, tentamos remover este elemento do hospital, não conseguimos, mas nós tínhamos um reforço. Não temos condições é de, a cada informe que recebemos colocar 30, 40, 50 policiais militares para tomar conta de determinada situação ? disse o coronel, que está participando da reunião.

Na avaliação do coronel, a PM não foi a única responsável pela fuga. Ele afirmou que é preciso que se construam unidades hospitalares para atender a estes presos.

? Todos somos responsáveis. Este é um problema antigo. Se gente for analisar, já tivemos vários casos destes. Os hospitais estaduais e municipais não têm condições de receber estes elementos feridos, então alguma medida tem que ser tomada. Isso tem que ser resolvido ? afirmou, acrescentando que no sábado recebeu um denúncia de que um bandido que estava internado no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, iria ser resgatado ? Nós conseguimos transferi-lo hoje para o Hospital Penitenciário. ? completou Luiz Henrique Marinho Pires.