Cotidiano

Plantio e distribuição de mudas marcam o “Dia da Árvore”

Ipês amarelos, árvore símbolo de Cascavel, foram plantadas nas margens do Lago Municipal

Plantio e distribuição de mudas marcam o “Dia da Árvore”

Desde o dia 10 deste mês, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Cascavel vem realizando atividades relacionadas ao “ao mês da Árvore”, quando recebeu do Governo do Estado cerca de cinco mil mudas das mais variadas espécies, e que foram distribuídas e plantadas em escolas municipais e estaduais, Cmeis, entidades de classe e para população de em geral. Ontem (21), Dia da Árvore, mudas de Ipês foram plantadas às margens do Lago Municipal, espécie símbolo de Cascavel.

“O cuidado com árvore inicia no cultivo, passando pelo plantio e durante todo o seu desenvolvimento. Por isso, a importância de olhar todos os dias para as nossas árvores e cuidá-las; na oportunidade, parabenizar a Indialara, a Karen e os nossos estagiários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente pela dedicação e trabalho, não só de entregar as mudas a serem plantadas, mas também ensiná-los, através da educação ambiental, a forma de cuidá-las sempre”, disse o diretor de Conservação Ambiental e Bem Estar Animal, Ailton Martins Lima.

“Queremos nesse dia mais uma vez nos desculpar com a natureza de quanto a ferimos, através do desmatamento. Porém, este é um dia dedicado as árvores e precisamos fazer uma logística reversa, ou seja, àqueles de desmataram no passado, hoje, nós, repondo todos os dias e assim a natureza vai nos agradecer”, destacou o Vice-Prefeito, Renato Silva.

“As árvores têm um papel fundamental, na redução da velocidade dos ventos, abastecem os lençóis freáticos, oferecem-nos uma cortina de proteção para toda a cidade. O plantio de hoje fará a diferença daqui a 20 e 30 anos diante da situação atual, de escassez de água pelo País, por falta da proteção dos seus leitos”, enfatizou a Chefe Regional do IAT, Marlise da Cruz.

Além das autoridades, entidades, servidores municipais, vereadores e os organizadores das ações relacionadas ao Dia da Árvire: a coordenadora da Divisão de Educação Ambiental, Indialara Ticiana Rossa, e a coordenadora do Setor de Arborização, a Engenheira Florestal, Karen Marca.

Foto: Secom