Cotidiano

Plantio direto melhora produtividade do solo

Mas o ponto principal, na visão de Stleutjes, é a melhoria da produtividade do solo para elevar o teto de produtividade

Cascavel – Técnica revolucionária voltada à conservação do solo e da água dos ecossistemas agrícolas, o plantio direto foi o tema principal do Fórum de Inovação do Agronegócio do Oeste do Paraná, realizado ontem, na Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel). Estiveram presentes o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, o diretor-presidente da Itaipu, Jorge Samek, o presidente da Febrapdp (Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação), Alfonso Adriano Sleutjes, o presidente da Coopavel, Dilvo Groli e membros da diretoria da entidade anfitriã.

Ortigara e Samek aproveitaram a oportunidade para selar um acordo de cooperação para ampliar os índices de avaliação e qualificação do plantio direto em todo o Estado. Para viabilizar o acordo, a Secretaria Estadual de Agricultura conta com a parceria das cooperativas, Iapar, Emater, responsáveis pela aplicação dos indicadores nas propriedades.

De acordo com o presidente da Febrapdp, Alfonso Sleutjes, o Paraná é o berço do plantio direto. Os primeiros experimentos ocorreram na cidade de Rolândia, no Norte do Estado. “É uma tecnologia consolidada e vem apresentando evolução por meio de ações que contribuem para a qualidade do sistema, com o intuito de buscar a longevidade do solo e do meio ambiente”, salientou.

Mas o ponto principal, na visão de Stleutjes, é a melhoria da produtividade do solo para elevar o teto de produtividade. “Se bem utilizada, essa técnica contribui para uma maior resistência do solo em relação às intempéries climáticas”.

O evento foi promovido pelo Programa Oeste em Desenvolvimento e pela Federação Brasileira de Plantio Direito e Irrigação, com apoio da Itaipu Binacional. Somente na região Oeste, a técnica do plantio direto é colocada em prática há pelo menos 15 anos. O projeto-piloto teve a adesão de 16 municípios lindeiros ao lago de Itaipu, ampliando agora para todos os municípios da região Oeste.

O Brasil é um dos líderes em produção agrícola com o Sistema Plantio Direto, contemplando uma área total de 32 milhões de hectares neste sistema.