Cotidiano

Planalto tem avaliação positiva do resultado das eleições

BRASÍLIA – Mesmo com as derrotas do PMDB no Rio e em São Paulo, o governo Michel Temer avalia que saiu vitorioso das eleições municipais do último domingo. O Planalto somou todos os prefeitos eleitos pelos partidos que apoiam Temer e chegou a 4.930 das 5.570 prefeituras do país. Esse número, disse um auxiliar presidencial, deverá se refletir em grande parte no apoio aos projetos do governo, como a PEC que limita os gastos públicos e a reforma da Previdência.

Apesar disso, Temer e seus ministros deverão manter no segundo turno a mesma postura da primeira etapa da eleição: distância. O peemedebista quer evitar atritos que crie rupturas em sua base congressual e avalia, segundo um interlocutor, que o não-envolvimento do governo até agora foi importante para evitar contenciosos.

Destas 4.930 prefeituras conquistadas por aliados, 3.340 se distribuem entre PMDB e os partidos do centrão. Outras 1.590 foram eleitos representantes do PSDB, DEM, PSB e PPS.

? A base de sustentação do governo saiu amplamente vitoriosa das eleições municipais ? disse nesta segunda-feira o ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

A derrota em São Paulo, onde Temer fez uma aposta pessoal na eleição da neo-peemedebista Marta Suplicy, foi analisada no Planalto como um erro de estratégia da candidata.

? Marta teve um problema de identidade na campanha, de definir o que era, de encaixar o discurso. Ela fez uma leitura equivocada do momento político ? comentou um auxiliar presidencial.

Já a derrota de Pedro Paulo à Prefeitura do Rio não foi surpresa em Brasília. No Planalto, até esperava-se que ele tivesse potencial para chegar ao segundo turno. No entanto, a insistência do prefeito Eduardo Paes em mantê-lo candidato após o episódio da agressão à ex-mulher, foi considerada um erro.

? Não foi uma surpresa. A insistência de Paes foi considerada um erro. O que aconteceu no Rio foi que fizeram com Pedro Paulo na campanha o que ele fez com sua ex-mulher ? afirmou este auxiliar.