Cotidiano

Piauí obtém liminar do STF para receber mais recursos

57376080_BRASIL - Brasília - BSB - PA - 27-04-2016 - PA - O plenário do STF que aprecia o processo.jpgBRASÍLIA – A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), aceitou ontem o pedido feito pelo governo do Piauí para que seja feito o depósito em juízo do valor correspondente do Fundo de Participação dos Estados (FPE)incidente sobre a multa arrecadada com o projeto da repatriação que caberia ao Piauí.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), comemorou a decisão.

? Nossos procuradores entraram com um pedido de reconsideração alegando que, como o governo federal fez hoje (ontem), dia 10, o pagamento da parte do imposto, haveria necessidade de bloqueio em conta de depósito judicial para evitar que, após uma decisão, se tenha o argumento de querer pagar como precatório ? afirmou Wellington.

O governador afirmou, ainda, esperar que a decisão seja estendida a outros entes da federação, uma vez que ela poderia abrir um precedente:

? Ouvimos no STF que há uma tendência de ter uma decisão uniforme. A tendência é fazerem para todos os estados ? acrescentou.

Além do Piauí, outros onze estados entraram com uma ação cível originária (ACO) no STF solicitando receber também parte do que foi arrecadado com a multa na repatriação ? e não somente com o Imposto de Renda, como propôs a União.

No despacho, a ministra Rosa Weber afirma que a decisão deve ser comunicada ?com urgência, para cumprimento imediato?.