Cotidiano

PF suspeita que codinome ?Amigo? em planilhas da Odebrecht seja Lula

SÃO PAULO ? A Polícia Federal suspeita que o codinome ?Amigo? nas planilhas encontradas na Odebrecht são relacionados ao ex-presidente Lula. O fato foi revelado pelo delegado Felipe Hille Pace no despacho que indicia o ex-ministro Antonio Palocci por corrupção passiva. Citando um relatório de análise feito pela Lava-Jato, o delegado afirma que Lula era conhecido pelas alcunhas de ?Amigo de meu pai? e ?Amigo de EO?, quando usada por Marcelo Odebrecht e por ?Amigo de seu pai? e ?Amigo de EO? quando utilizada por interlocutores de Marcelo Odebrecht.

O codinome ?Amigo? aparece como beneficiário de um pagamento no total de R$ 8 milhões debitados do saldo do que a Polícia Federal chamou de ?conta-corrente da propina?.

Felipe Hille Pace é o responsável pelo inquérito que investiga o ex-ministro Antonio Palocci. A apuração em relação ao ex-presidente Lula cabe ao delegado Márcio Adriano Anselmo.

?Muito embora haja respaldo probatório e coerência investigativa em se considerar que o ?Amigo? das planilhas faça referência a Luiz Inácio Lula da Silva, a apuração de responsabilidade criminal do ex-presidente da República não compete ao núcleo investigativo do GT Lava-Jato do qual esta autoridade policial faz parte. Consigne-se, todavia, que tais elementos probatórios já são de conhecimento do Exmo. Delegado de Polícia Federal Márcio Adriano Anselmo, responsável pelo núcleo de investigação dos crimes que, em tese, teriam sido praticados por Luiz Inácio Lula da Silva?, afirmou Felipe Hille Pace.