Cotidiano

PF reforçará segurança na eleição de domingo

Nas principais cidades, como é o caso de Cascavel, a Polícia Federal vai disponibilizar seu efetivo para combater a prática de crimes eleitorais

Cascavel – O primeiro turno da eleição municipal contará com um esquema especial montado pelas forças de segurança do Paraná. Na verdade, esse trabalho começou ontem e vai ser intensificado no domingo. A PM, por exemplo, fará um trabalho preventivo em todos os 5.044 locais de votação distribuídos pelos 399 municípios do Estado.

Nas principais cidades, como é o caso de Cascavel, a Polícia Federal vai disponibilizar seu efetivo para combater a prática de crimes eleitorais. O delegado Celso Rogério Mochi informou ontem que a PF vai atuar com equipes móveis para evitar compra de voto, boca de urna e transporte de eleitores.

Uma equipe ficará baseada no Fórum Eleitoral para auxiliar o trabalho da Justiça Eleitoral no recebimento e investigação das denúncias de pessoas, partidos ou coligações. De acordo com o delegado, a PF ficará responsável pela autuação dos envolvidos nesses crimes, enquanto a Polícia Civil ficará na investigação de outras irregularidades consideradas comuns durante o pleito.

Mochi enfatizou que todo o trabalho de segurança foi planejado em conjunto com as Polícias Civil e Militar.  “A expectativa é de uma eleição tranquila, como vem ocorrendo até agora”, afirmou, ressaltando que até ontem cinco denúncias já haviam sido recebidas.

 

EM INVESTIGAÇÃO

O delegado também foi questionado sobre o material de campanha apreendido na semana passada, com conteúdo crítico aos candidatos a prefeito Leonaldo Paranhos (PSC) e Marcio Pacheco (PPL). Ele informou que o caso foi repassado para a Justiça Eleitoral analisar o pedido de abertura de inquérito a fim de comprovar se houve crime na publicação e distribuição do material. Por fim, Mochi fez um apelo a eleitores, partidos, coligações e candidatos para que respeitem a lei.

DISTRIBUIÇÃO DE URNAS

Funcionários dos Correios iniciaram ontem de manhã a entrega das urnas eletrônicas nos locais de votação em todo o Paraná. Em Cascavel, as primeiras 16 urnas foram entregues no Colégio Padre Carmelo Perrone, onde ficarão guardadas em uma sala segura até amanhã, data em que será feita a instalação. Com 94 locais de votação, Cascavel usará um total de 676 urnas, mas recebeu outras 168 que ficarão disponíveis para eventuais substituições. Já no Estado todo serão empregadas em torno de 26 mil urnas.