Cotidiano

PF destrói 48 mil pés de maconha no sertão de Pernambuco

WhatsApp Image 2017-02-13 at 11.35.39.jpegSALGUEIRO ? A Polícia Federal destruiu 48 mil pés e 53 mil mudas de maconha no sertão de Pernambuco entre 6 e 10 de fevereiro. A iniciativa fez parte da ?Operação Carcará Branco?, que promoveu a apreensão da droga nas ilhas do Rio São Francisco, na região de Orocó, Cabrobó e Ibó. Segundo a PF, as plantas destruídas serviriam à produção de 16 toneladas do narcótico. Ninguém foi preso durante a operação, que ainda recolheu 10 kg de maconha pronta e queimou três campos de plantio no estado.

De acordo com a PF, as ilhas em que os pés de maconha foram encontrados pertencem à União, o que incentiva produtores a plantar a droga sem que um proprietário seja incriminado. Os trabalhadores braçais acabam por descobrir a iminência da operação e deixam o local antes da chegada das viaturas.

Em nota, a organização frisou o trabalho de identificação e erradicação dos plantios do narcótico para ?evitar que traficantes abastecessem a região Nordeste, principalmente no período de festas?, quando, segundo a PF, o consumo de maconha costuma aumentar. Policiais federais acompanham o ciclo produtivo da cannabis e destroem a produção já no período da colheita.