Cotidiano

PF busca esclarecer influência de Lula em financiamentos do BNDES

BRASÍLIA – A partir dos depoimentos e documentos apreendidos nesta sexta-feira a Polícia Federal tenta esclarecer se o ex-presidente Luiz Inácio Lula Silva teve alguma influência indevida na liberação de financiamentos do BDNES para a construção da hidrelétrica em Angola pela Odebrecht. O inquérito foi aberto em 23 de dezembro e, desde então, a polícia vem fazendo cruzamento das viagens de Lula à Africa e de reuniões que ele teria tido no BNDES.

— Estamos tentando materializar a possibilidade de tráfico de influência e tráfico de influência envolvendo ex-agentes públicos, Odebrecht e BNDES. Envolve grandes contratos, essa fase em particular a construção de uma hidrelétrica em Angola, com um repasse de mais de US$ 400 milhões — disse a delegada Fernanda Costa de Oliveira, que está à frente da operação..

Para a delegada, tudo indica que os financiamento do banco estatal para a empreiteira seguiu os trâmites burocráticos normais. Ou seja, não haveria irregularidades nos documentos. As suspeitas recaem sobre as negociações que levaram o banco a abrir os cofres para a Odebrecht que, depois de receber a ajuda, contratou uma empresa aparentemente sem qualificação.

— Estamos vendo não só a execução, mas se esse repasse (financiamento) foi feito de forma irregular. Irregular que eu digo é se houve ingerência de pessoas com acesso ao BNDES e a Odebrecht como facilitadores desse financiamento — afirma.

A polícia já descobriu indícios de que a empresa de Taiguara só existiria no papel e não teria condições de executar os serviços pelos quais foi contratada pela Odebrecht.