Cotidiano

PetroRio aumenta participação na Brasoil ao comprar fatia detida pela Brascan

INFOCHPDPICT000058382491RIO-A PetroRio passou a deter uma participação de 52,40% na Brasoil do Brasil Exploração Petrolífera, após adquirir a fatia de 29,21% do Fundo Brascan de Petróleo, Gás e Energia – FIP Brascan, segundo anúncio ao mercado feitoi nesta segunda-feira. A companhia não revelou o valor da transação. O objetivo da petroleira independente é adquirir 100% da companhia ao longo de 2017. A PetroRio já havia adquirido participação indireta detida pelo Goldman Sachs na Brasoil, em operação divulgada no último dia 21 de dezembro. A Brasoil é uma holding que detém indiretamente participação de 10% sobre os direitos e obrigações do contrato de concessão do Campo de Manati (na Bacia de Camamu, no litoral do estado da Bahia) que produz atualmente 4,1 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia (aproximadamente 26 mil barris de óleo equivalente por dia).

De acordo com o fato relevante, além da participação em Manati, a Brasoil tem outros ativos como a participação indireta de 100% nas concessões do campo de Pirapema ? ativo de gás atualmente em desenvolvimento ? e do Bloco FZA-M-254, ambos na Foz do Rio Amazonas.

A conclusão da transação de compra e venda entre PetroRio e FIP Brascan está sujeita a determinadas condições precedentes, dentre as quais, a aprovação por parte do comitê de investimento do FIP Brascan, os prazos para exercício de direito de primeira oferta (right of first offer) e de venda conjunta (tag along) pelos demais investidores da Brasoil, além das análises da operação por órgãos competentes, conforme necessárias.

Segundo a nota, a conclusão da operação ?está alinhada com o modelo de negócios da Companhia e sua estratégia de aquisições, além de representar uma diversificação de seu portfólio de ativos e de fontes geradoras de receita.?

A PetroRio é a antiga HRT, empresa de petróleo criada pelo geólogo e empresário Márcio Mello em 2008 e que tinha como objetivo explorar e produriz petróleo na Amazônica e na Namíbia, na África. Com inúmeros problemas e os planos frustrados, a empresa quase fechou as portas. Após reformulação e mudança de comando, surgiu a PetroRio.

Atualmente, a companhia é operadora do campo de Polvo, localizado na Bacia de Campos, Rio de Janeiro. É proprietária também da plataforma fixa “Polvo A” e da sonda de perfuração de 3.000 HP, que operam neste Campo. Segundo a companhia, sua política é a busca do aumento de produção por meio da aquisição de novos ativos em produção, retomada do desenvolvimento de projetos, com aumento da eficiência e redução de custos.