Cotidiano

Petrópolis recebe festival de cinema neste fim de semana

A cidade de Petrópolis, localizada na região serrana do Rio, recebe a primeira edição do Festcine Imperial neste fim de semana. A programação vai de quinta a domingo, e é realizada em pontos turísticos da cidade, como o Museu Imperial e o Palácio de Cristal.

O festival de cinema vai apresentar 17 filmes, com entrada franca, entre eles dois documentários inéditos nos cinemas: “Cícero Dias, o Compadre de Picasso”, de Vladimir Carvalho, e “Zelito ? 50 Anos de Cinema”, que conta a história do cineasta Zelito Viana. O longa “Cidade de Deus – 10 Anos Depois”, de Cavi Borges e Luciano Vidigal, que mostra os sucessos e fracassos do elenco do longa de Fernando Meirelles, também será exibido no festival.

Além dos filmes, o Festcine Imperial promove duas mesas de debate, também com entrada franca, no Museu Imperial. Nesta sexta-feira, às 20h, será realizado o debate ?O Futuro do Cinema Brasileiro?, que contará em sua mesa com o Ministro da Cultura, Marcelo Calero, a presidente do SICAV (Sindicato da Indústria Audiovisual), Silvia Rabello, e medição de Jorge Peregrino, presidente do Sindicato das Empresas Distribuidoras Cinematográficas do Rio de Janeiro e diretor de planejamento da distribuidora H2O.

No sábado, às 15 horas, acontece o debate ?Adaptação para o cinema, Filmes Policiais?, que contará com a mediação de Carlos Andreazza, editor executivo de ficção e não ficção da Editora Record e colunista do jornal O Globo, e as participações dos escritores e roteiristas Ivan Sant?Anna e Alexandre Fraga.

“O objetivo do festival é valorizar e reconhecer Petrópolis como um grande polo empresarial, de arte, cultura e investimentos. Potencializar o que a cidade já oferece, com o diferencial de chamar atenção de um número maior de turistas, investidores e, sobretudo, estimular o petropolitano a favor do desenvolvimento cultural local”, afirmam Dani Brescianini e Luciana Pacheco, idealizadoras e produtoras do festival.