Cotidiano

Petição por novo referendo britânico já tem assinaturas necessárias a análise do Parlamento

201606240448018359_RTS.jpg LONDRES ? Uma petição on-line pedindo a realização de um novo referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) ultrapassou na manhã desta sexta-feira a marca de 100 mil assinaturas. Esta é a quantidade necessária para que o governo britânico tenha que se pronunciar sobre a petição, que ficará no ar até 25 de novembro. A iniciativa ganhou tanta atenção que o intenso tráfego acabou derrubando todo o site petition.paliament.uk.

Após 43 anos de uma parceria que definiu os rumos da Europa no pós-guerra, o Reino Unido decidiu na madrugada desta sexta-feira retirar-se da UE, abrindo um período de incerteza para o continente e para a sua própria unidade. Por 52% dos votos a 48%, a maioria dos britânicos optou pelo chamado Brexit, a saída do bloco.

A petição pede que o governo implemente uma regra estabelecendo que um novo referendo deve ser realizado caso a campanha vencedora tenha menos de 60% dos votos e a participação dos britânicos nos centros de votação seja inferior a 75%. Este foi o caso da apertada votação de quinta-feira, na qual a participação foi de 72,2% e as duas opções do referendo se alternaram diversas vezes na liderança.

Todas as petições que atingem a marca de 100 mil assinaturas devem ser debatidas pelo Parlamento britânico. Enquanto alguns avaliam que a realização de uma nova consulta popular no país é improvável, pois não há um desafio legal ao resultado do referendo de quinta-feira, outros dizem que seria perfeitamente possível que um novo referendo mudasse o destino do Reino Unido.