Cotidiano

Pescadores vão receber seguro

Pescadores de Santa Terezinha de Itaipu começam a receber o seguro defeso

Santa Terezinha – Pescadores de Santa Terezinha de Itaipu começam a receber o seguro defeso. A piracema é a paralisação das atividades de pesca que constitui uma política estratégica, de caráter ambiental, visando a proteger as espécies durante o período de reprodução, garantir a manutenção de forma sustentável dos estoques pesqueiros e manter a atividade e a renda dos pescadores.

Assim, todo pescador profissional que exerce suas atividades de forma individual ou em regime de economia familiar fica impedido de pescar durante a época de reprodução das espécies-alvo de suas pescarias. Nesse período, os pescadores profissionais recebem seguro em parcelas mensais, na quantia de um salário-mínimo, em número equivalente ao período de paralisação.

Em Santa Terezinha, 82 pescadores serão beneficiados por quatro meses. O presidente da Colônia São Pedro, Valdemar Somavila, afirma que o auxilio vem em boa hora, pois nesse período os pescadores ficam sem renda. “Vamos atender e orientar a todos os que têm o direito”. A Colônia conta com 106 membros e segundo seu presidente está vivendo um de seus melhores momentos.