Cotidiano

Perspectivas para 2017

Nota principal CNC.gifCom base em pesquisas, estudos e análises, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) acompanha a evolução dos principais indicadores e seus impactos no ambiente de negócios, auxiliando comerciantes, empresários e agentes econômicos em suas tomadas de decisão com informações periodicamente atualizadas. Veja algumas projeções da CNC para 2017:

Endividamento do consumidor ? Apresentou o menor patamar para dezembro desde 2012: 56,6% das famílias possuem algum tipo de dívida. Em dezembro de 2015, eram 61,1%. As condições adversas da economia podem seguir reduzindo o endividamento pela diminuição do consumo, mas não favorecem um recuo mais intenso da inadimplência.

Consumo das famílias ? Os indicadores de confiança registraram avanço no fim do ano, devido principalmente à sazonalidade do período. Entretanto, a manutenção do custo elevado do crédito e da perda do poder de compra ? com o aumento do desemprego e a queda da renda ? vai seguir dificultando uma retomada do consumo.

Confiança do empresário ? Fechou o ano estável em dezembro, em relação a novembro, mas aumentou 24,1% em relação a dezembro de 2015. Ainda assim, a atividade do comércio não mostra perspectiva de recuperação no curto prazo.

Crescimento do varejo ? Após a estimativa de que o comércio tenha fechado 2016 com um desempenho negativo histórico (-6,5% no varejo restrito e -9,5% no ampliado, que inclui automóveis e materiais de construção), a CNC prevê a continuidade de um cenário de dificuldades este ano. Apesar da indicação mais benigna para a inflação, com o índice convergindo para a meta, a permanência de alta do custo do crédito e do desemprego vai dificultar a recuperação das vendas.