Cotidiano

Pernambuco altera locais de votação por causa de ocupações em escolas

Escola BH.jpgRIO ? O número de escolas ocupadas no país segue subindo. Passou de 1177 nesta sexta-feira para 1197 neste sábado, de acordo com a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES). Pernambuco anunciou neste a realocação dos eleitores de dois locais de votação.

Escolas ocupadas/Eleições – 29.10

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) informou que optou por mudar a eleição dos prédios da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para a Faculdade Ceagre II – UFRPE, e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (URPE) para o Departamento de Hotelaria e Turismo da UFPE. A mudança afeta 7.913 eleitores. Nota do Tribunal afirma que ?a realocação só foi divulgada hoje para garantir a segurança e harmonia dos eleitores”.

A mudança de locais já havia sido decidida pelos estados de Goiás, Espírito Santo e Paraná. Este último declarou que a mudança geraria um gasto adicional de R$ 3 milhões.

Só em Belo Horizonte (MG), o número de ocupações subiu de sete para 10. Os alunos acampam inclusive na Escola Estadual Governador Milton Campos, conhecida como Estadual Central, onde votam 8.575 eleitores. Entre eles estão os dois candidatos a prefeito da capital que disputam o segundo turno – João Leite (PSDB) e Alexandre Kalil (PHS) ? e também os ex-governadores e senadores Aécio Neves e Antônio Anastasia, ambos do PSDB mineiro.

O TRE-MG disse que, mesmo com o aumento de ocupações, não há mudanças na logística.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, disse ontem, na cerimônia de verificação de assinaturas dos sistemas eleitorais que espera que este segundo turno municipal transcorra sem transtornos.

? Estamos fazendo um esforço de divulgação para que o eleitor possa se informar a tempo. Esperamos que isso ocorra de maneira adequada.

O ministro vem ao Rio neste domingo para acompanhar o andamento da votação na Escola Municipal Avertano Rocha, que não está na lista das escolas ocupadas divulgada pela Ubes. Não há remanejamento de eleitores no estado do Rio.

Os manifestantes protestam contra a Medida Provisória (MP) 746/2016, que propõe a Reformulação do Ensino Médio, a PEC 241/16, chamada PEC do Teto, que estipula um teto para os gastos públicos com base na inflação do ano anterior, e a Lei 867/2-15, apelidada Lei da Mordaça, que quer eliminar do ambiente escolar o debate socio-político.

(Colaborou Evandro Éboli, enviado especial a BH)