Cotidiano

'Pequeno segredo' está fora da disputa pelo Oscar de filme em língua estrangeira

SÃO PAULO – “Pequeno segredo”, de David Schurmann, não está na lista de nove pré-indicados ao Oscar de filme em língua estrangeira divulgada na noite desta quinta-feira pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. O longa dirigido por David Schurmann foi selecionado em setembro como representante oficial do Brasil para a disputa por uma comissão oficial formada pela Secretaria do Audiovisual. Links PEqueno Segredo

O processo foi cercado de polêmica, já que entre os títulos avaliados estava “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho. O diretor pernambucano é um crítico contumaz do processo de impeachment e do governo do presidente Michel Temer.

Oitenta e cinco países submeteram filmes para concorrer a uma indicação na categoria, quatro a mais do que no ano passado e dois a mais do que o recorde anterior, estabelecido em 2014. O Iêmen, que submeteu “I am Nojoom, age 10 and divorced?, de Khadija Al-Salami, concorreu pela primeira vez.

PROCESSO DE SELEÇÃO

Os filmes que disputam a indicação ao prêmio, cuja categoria foi introduzida em 1956, na 29ª edição dos Oscar, passam por um processo de duas fases. Na primeira, que resultou na lista dos nove pré-indicados, uma comissão especial formada por votantes vitalícios e voluntários se dividiu em quatro grupos que assistiram A cerca de 21 filmes. Os integrantes dos subgrupos que assistiram pelo menos dois terços dos longas ? há listas de presença nas sessões ? votam nos melhores numa escala de 6 a 10. Os seis títulos mais votados formam uma parte dos semifinalistas.

Os três filmes restantes serão escolhidos pelos 20 integrantes da comissão executiva, presidida pelo produtor Mark Johnson.

Na segunda fase, os nove semifinalistas serão exibidos no início de janeiro para uma comissão especial que vai escolher os cinco finalistas. Os indicados serão divulgados em 24 de janeiro, junto com os concorrentes de outras categorias.

A cerimônia de entrega da 89ª edição dos Oscar acontecerá no dia 26 de fevereiro, em Los Angeles.