Cotidiano

Pelé lança pagode ufanista sobre os Jogos Olímpicos; ouça 'Esperança'

13619959_1292680144084435_6868513478212416069_n.jpgRIO ? Por essa a gente não esperava. Faltando exatas três semanas para o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o ex-jogador Pelé lançou “Esperança”, música composta por ele sobre “o sentimento de esperança e felicidade ao redor do mundo” durante o evento.

“Basta olhar para o horizonte para uma nova esperança despontar. Abra os olhos para o futuro que outro sol agora irá brilhar”, canta o Rei do Futebol na abertura do single, acompanhado por um coro infantil e por uma melodia comparável a um pagode da década de 1990. “As nações do mundo prontas para celebrar. Amor e muita paz, unidos somos mais”, diz outro trecho.

Em certo ponto da música, repleta de versos com discursos clichês e predominantemente ufanistas, Pelé adota seu famoso tom político: “Vamos lá, minha gente. Respeitamos a todos, mas vamos acreditar no Brasil (Brasil, sil, sil…)”. ‘Esperança’, Pelé

“Esperança” está disponível desde esta sexta-feira nos serviços de streaming. No Spotify, é creditada como um lançamento da Rapsodia Produções Sonoras Eireli Epp, uma empresa de sonorização e iluminação situada no Campo Belo, em São Paulo. Curiosamente, a música foi publicada na plataforma com a grafia errada em algumas páginas, como no página de Pelé, onde está escrito “Esperença” (veja no print abaixo).pele.png

O lançamento da música, anunciada pelo jogador em suas redes sociais na terça-feira, se dá quase uma semana depois do Rei se casar pela terceira vez. Pelé, de 75 anos, e Márcia Aoki, 25 anos mais nova, trocaram alianças em São Paulo, no último sábado.

Não é a primeira vez em que Pelé se aventura no mundo da música. Seu primeiro trabalho artístico foi em 1969, quando gravou o compacto “Tabelinha” com Elis Regina. Em 2006, lançou o disco “Pelé ginga”, com participações de Gilberto Gil, Rappin’ Hood e da própria Elis ? em “Vexamão” e “Perdão não tem”, as faixas do EP de 1969.