Cotidiano

Paul Romer será o novo economista-chefe do Banco Mundial

Paul.jpgWASHINGTON – O economista e professor da Universidade de Nova York Paul Romer será nomeado economista-chefe do Banco Mundial na próxima semana, sucedendo o indiano Kaushik Basu, informaram os jornais ?Wall Street Journal? e ?Financial Times?. O banco não confirmou oficialmente a nomeação, mas membros da instituição afirmam que o nome dele será apresentado ao conselho do banco na segunda-feira. O anúncio público ocorreria final da semana.

?Sim, os rumores estiverem corretos. Muito animada em receber o nosso novo VP no outono?, escreveu no Twitter a economista do Banco Mundial Florença Kondylis.

O ?Financial Times? afirmou que a indicação leva para o Banco Mundial ?o nome mais forte para o cargo desde a nomeação do Nobel Joseph Stiglitz? e ?uma voz provocativa à frente do departamento de pesquisa do banco?, enquanto o ?Wall Street Journal? ressaltou que a instituição ganha ?uma estrela do rock entre economistas que também fez sucesso no setor privado?. Romer é conhecido como um defensor da ?teoria do crescimento endógeno?, que sustenta que o investimento em capital humano, ideias e tecnologia são os principais motores do crescimento econômico.

O conceito se encaixa nos esforços do presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, para transformar a instituição em um ?banco de conhecimento? que as nações pobres podem recorrer para ajudar a estimular o crescimento doméstico.

?Por que tantos países pobres não conseguiram tirar proveito do potencial de crescimento rápido?, escreveu Romer em seu blog no ano passado. ?Se uma nação pobre investe em educação e não destrói os incentivos para que seus cidadãos adquiram ideias do resto do mundo, ela pode rapidamente tirar proveito do estoque mundial do conhecimento?.

O próximo economista-chefe defende que uma maneira de promover esse desenvolvimento é através de ?cidades privadas?. Como líder do Instituto de Urbanização da Universidade de Nova York, Romer acredita que muitos países em desenvolvimento podem criar cidades como Hong Kong e Shenzhen, que se tornaram um laboratório vivo para as reformas econômicas que levaram ao rápido crescimento da China. Nessas cidades, as autoridades podem testar códigos fiscais, regulamento financeiro e uma série de outras políticas para ver o que funciona melhor.

?Acontece que este é um momento único na história humana. É possível começar muitas novas cidades, porque há uma enorme demanda não atendida para a vida urbana?, disse ele em uma entrevista com a revista ?iMoney?, de Hong Kong.

Romer é um grande defensor do poder do crescimento econômico na redução da pobreza e irá juntar-se o Banco Mundial em um momento em que as economias emergentes estão enfrentando uma série de novos desafios.

?Nós muitas vezes perdemos de vista o quão importantes podem ser mesmo as pequenas mudanças na taxa média de crescimento?, escreveu Romer em um post publicado no sábado.

Filho de um ex-governador do Colorado, Romer também direciona ocasionalmente suas críticas à própria profissão. Ele defende que economistas usem uma escrita clara, algo que o departamento de pesquisa do Banco Mundial tem sido frequentemente acusado de não fazer. E também refuta políticas de desenvolvimento orientadas por dados. Segundo ele, muitas vezes a necessidade de dados para provar uma teoria levou economistas para um caminho de pequenas ideias, em vez de projetos maiores e mais ousados, cujo impacto eventual sobre a pobreza seria exponencialmente maior.