Cotidiano

Passa de 16 mil número de atingidos por chuvas em todo o Estado

Ultimo boletim da Defesa Civil apontou que 16 mil pessoas foram atingidas

Curitiba – As chuvas que atingem o Paraná estão causando enormes estragos principalmente nas regiões Norte e Noroeste do Estado. Tanto assim que a Defesa Civil divulgou quatro boletins ontem. O primeiro, no início da manhã, apontou para 9.168 atingidos em 30 municípios. Já o quarto, divulgado no fim da tarde, elevou o número de atingidos para 16.245 em 42 cidades.

“Os números tendem a aumentar, pois choveu ontem e ainda há alerta de instabilidade para todas as regiões do Estado, o que faz com que as ocorrências ainda não terminem”, afirmou o capitão Eduardo Gomes Pinheiro. De acordo com o Simepar, a previsão instabilidade segue em várias regiões.

Em Londrina a Prefeitura decretou estado de emergência ainda na terça-feira. Até a coleta de lixo da cidade teve de ser suspensa porque a central de tratamento ficou ilhada. Equipes do DER fazem um verdadeiro mutirão para recuperar as estradas estaduais, onde o prejuízo estimado passa de R$ 50 milhões em 22 trechos.

Falta de água

Até ontem as chuvas dos últimos dias ainda comprometiam, parcial ou totalmente, o abastecimento de água tratada de 12 cidades do Paraná. Os técnicos da Sanepar trabalhavam dia e noite, mas na maioria das cidades atingidas o problema só deverá ser resolvido até sexta-feira (15).

Caminhões-pipa estão atendendo situações emergenciais, como hospitais, postos de saúde, creches e asilos. A orientação da empresa é para que a população use a água de forma racional, priorizando a alimentação e a higiene, sem desperdiçar. Saneparianos de Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Curitiba foram recrutados para ajudar a recuperar a rede de Maringá, a cidade mais castigada nesse caso.