Cotidiano

Participação da Infraero em aeroportos concedidos será dissolvida, diz ministro

BRASÍLIA – O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, confirmou nesta terça-feira que o governo federal decidiu dissolver a participação da Infraero nos cinco aeroportos concedidos pela empresa à iniciativa privada. O detalhe, no momento, é quando essa operação será, de fato, efetuada. A expectativa do ministro é que a decisão seja tomada até o final do ano.

? Essa é uma decisão tomada. A Infraero terá o seu capital dissolvido nos aeroportos das concessionárias ? declarou o ministro.

A afirmação de Quintella foi durante a apresentação da pesquisa sobre a satisfação dos passageiros, onde o aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, melhorou a percepção diante dos clientes. O Galeão está na lista dos terminais em que a Infraero deve ter a participação dissolvida. Além do aeroporto carioca, estão os de Brasília, Guarulhos (SP), Viracopos (Campinas-SP) e Confins (MG).

O ministro, porém, disse que a dissolução dependerá da situação financeira da empresa e da avaliação do mercado.

? Depende não só da possibilidade da Infraero pagar, mas como do mercado vê o melhor momento de como isso se dá. Em determinados aeroportos, o governo pode entender que não é o melhor momento de sair agora e fazer um esforço para cumprir com sua parte da outorga. Em outros, a avaliação do mercado pode sugerir que sim, que agora a Infraero dissolva totalmente ou parte da sua participação nos serviços – afirmou.

A estatal tem 49% de participação nos cinco aeroportos em concessão. Os demais 51% estão sob controle das concessionárias, que venceram leilões em 2012 e 2013.

*Estagiário sob supervisão de Eliane Oliveira