Cotidiano

Parlamento Universitário

Com a presença de grande número de estudantes, professores, deputados e representantes de entidades foi oficialmente aberto na manhã de ontem, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a segunda edição do Parlamento Universitário, projeto de ensino, pesquisa e formação política baseado na simulação das atividades parlamentares e oferecido pela Escola do Legislativo da Casa.

À abertura seguiu-se a proclamação, a posse e o termo de compromisso de cada um dos 54 estudantes que comporão o Parlamento até o dia 10 de novembro próximo, data em que o evento será encerrado com a entrega de certificados aos participantes.

Na saudação aos participantes do evento, Dylliardi Alessi, diretor da Escola do Legislativo destacou a importância da participação dos jovens na política e da novidade, este ano, de acadêmicos de jornalismo estarem cobrindo as atividades, tal como ocorre com o Comitê de Imprensa que tradicionalmente atua na Casa. “A Assembleia tem escancarado as portas para que vocês, jovens, compreendam bem o funcionamento do Poder Legislativo e possam estar preparados para cobrar de seus representantes”, observou Alessi.

Com a experiência, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer a Assembleia e seu funcionamento, vivenciando o cotidiano muitas vezes frenético do Legislativo e compreendendo melhor como é o dia a dia do deputado, que vai além do comparecimento às sessões e da votação de matérias.