Cotidiano

Parlamento abre caminho a referendo para ampliar poderes de Erdogan

201608021155129341_AFP (1).jpg

ANCARA – O Parlamento turco aprovou no sábado (hora local), em segunda leitura, o projeto de reforma constitucional para ampliar os poderes do presidente Recep Tayyip Erdogan. O plano agora será submetido a um referendo e pode permitir que ele concentre todas as atirbuições do Poder Executivo e governe até 2029. Erdogan referendo

O texto obteve 339 votos a favor, nove a mais que a maioria de três quinto necessária para a ratificação da proposta. A bancada do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, na sigla em turco), legenda de Erdogan, tem 316 deputados, e conta com o apoio dos 39 parlamentares do Partido do Movimento Nacionalista (MHP, na sigla em turco), de extrema-direita.

Uma reforma constitucional e a mudança para um sistema presidencial estão nos planos de Erdogan desde que o ex-primeiro-ministro e líder do AKP chegou à Presidência, em agosto de 2014, na primeira vez em que um presidente turco foi eleito diretamente pelo voto popular.

Enquanto apoiadores defendem que uma liderança forte aumentaria as chances de prosperidade do país, evitando um retorno às frágeis coalizões governamentais do passado, a oposição teme que as mudanças fortaleçam o estilo autoritário de Erdogan e permitam que ele comande o país de maneira desequilibrada, sem qualquer restrição, até 2029 ? ele chegou ao poder em 2003.

A Turquia esta sob estado de emergência desde a fracassada tentativa de golpe contra Erdogan em 15 de julho do ano passado, e as novas emendas ampliam as condições sob as quais um presidente pode declarar emergência.

Além disso, as alterações dariam ao presidente o poder de apontar e demitir ministros, a chance de se manter no cargo sendo o líder de um partido político (oficialmente a liderança do AKP está nas mãos do premier Binali Yildirim).