Cotidiano

Parlamentares britânicos debatem petição contra visita de Trump

64962293_A mural depicting US President Donald Trump dancing with British Pr.jpg

LONDRES ? Parlamentares britânicos devem debater sobre a campanha contra a visita do presidente americano Donald Trump no Reino Unido, nesta segunda-feira. Porém, o governo conservador afirma que o convite ao chefe de Estado americano continua em pé.

Opositores de Trump planejam ficar do lado de fora do parlamento, em Londres, enquanto aguardam a conversa sem compromisso em resposta à uma petição contra visita do republicano. O abaixo-assinado, que teve mais de 1,8 milhões de assinaturas, diz que a vinda de Trump causaria constrangimento à Rainha Elizabeth II. Em visitas formais, os líderes estrangeiros são recebidos como hóspedes da Rainha e ficam na Palácio de Buckingham.

No debate, os parlamentares vão considerar também a petição a favor da visita, que teve mais de 300 mil assinaturas. No Reino Unidos, qualquer abaixo-assinado que tiver mais de cem mil signatários são levados ao para o Parlamento, para serem debatidos sem compromisso.

Durante os 65 anos de reinado, a Rainha recebeu muitos líderes envolvidos em polêmicas, como o presidente russo, Vladimir Putin, e o último ditador romeno, Nicolae Ceausescu. Em 2015, a visita do presidente chinês, Xi Jinping, gerou protestos de grupos tibetanos e ativistas de direitos humanos. No entanto, o convite ao Trump desencadeou uma forte oposição, especialmente depois da ordem executiva do republicano de vetar a chegada aos Estados Unidos de refugiados e cidadãos de sete países de maioria muçulmana. Milhares de pessoas do Reino Unido se posicionaram contra a medida. Até mesmo o prefeito de Londres, Sadiq Khan, pediu para que o governo reconsideração a visita devido ao, em suas palavras, cruel veto migratório ? suspenso, mais tarde, pela corte dos EUA.

Porta voz da Câmara dos Comuns, John Bercow, deixou de lado sua habitual neutralidade e disse que Trump não deveria ser convidado para discursar no Parlamento enquanto ele estiver na Bretanha ? privilégio concedido ao antecessor Barack Obama.

As datas para a visita ainda não foram anunciadas, mas as expectativas são de que aconteça esse ano. O governo respondeu a petição afirmando que a visita reflete a importância do relacionamento entre Estado Unidos e Reino Unido.

?Estamos ansiosos em receber o presidente Trump assim que as datas e arranjos estiverem prontos?, disso em nota o governo da premier britânica, Theresa May.