Cotidiano

Parceria transforma Escola Aloys Mann

Outra novidade para o aprendizado é com as esculturas de animais espalhadas por um espaço temático

Cascavel – A soma de esforços de professores e empresários resultou na transformação da Escola Municipal Aloys João Mann, no Bairro Cancelli, em Cascavel.

Além das melhorias que podem ser conferidas por todo o pátio, a escola inovou com um projeto sustentável e oferece uma horta hidropônica para ampliar o conhecimento dos alunos.

Esse modelo de cultivo rende a colheita de alface, rúcula e agrião. Nos canteiros convencionais, estudantes também produzem alface, morangos, temperos e chás. Tudo que vem das hortas é utilizado na merenda.

Outra novidade para o aprendizado é com as esculturas de animais espalhadas por um espaço temático. “Temos a possibilidade de trabalhamos todo o conteúdo do ecossistema de uma forma lúdica e ao ar livre”, comenta a professora Silvana Leite da Silva, que é uma das idealizadoras.

O cantinho nordestino é mais um exemplo de inovação. “Conforme surgem ideias vamos incrementando o projeto. Nosso objetivo é que cada região do País seja adaptada em um ambiente na escola para atividades com as turmas”, completa a professora Márcia Regina Kaminski.

O projeto de sustentabilidade começou de maneira tímida como alternativa para deixar a escola, que aguardava há anos por uma reforma, com uma aparência mais bonita. “Tudo teve início plantando ideias e flores. Fizemos jardins suspensos e outras atividades. Hoje já temos uma equipe específica de alunos, denominados guardiões do bem que plantam, regam e ajudam a manter a escola limpa”, lembra Silvana.

O empresário Carlos Roberto Figueiredo dedicou dias ao trabalho de revitalização na escola para que as crianças tivessem melhores condições de ensino. “É gratificante poder ter ajudado e acredito que esse é o caminho para que a educação tenha resultado”, afirmou.

As obras foram apresentadas à comunidade escolar no último fim de semana. A expectativa das professoras que buscaram a parceria é conquistar outras melhorias na escola. “Percebemos a motivação das crianças e como estão mais felizes depois que a escola implantou o projeto e recebeu a reforma”, comemoram.