Cotidiano

Paranhos corta 30% nos gastos, mas preserva Saúde e Educação

O prefeito Leonaldo Paranhos determinou nesta terça-feira (3) o corte de 30% nos gastos públicos, excetuando as áreas de saúde e educação. “É uma necessidade para que possamos organizar as ações destes primeiros 100 dias de governo”, disse Paranhps. Quanto a Saúde e a Educação, o prefeito disse que são áreas que não podem esperar e precisam de investimentos imediatos, “mas não quer dizer que estão livres do critério de cuidado com as despesas”.

Paranhos afirmou que a saúde está com sua estrutura “debilitada” e vai precisar investir no orçamento. O prefeito determinou a abertura de atendimento pediátrico nas Upas e a implantação da “saúde humanizada”. Segundo Paranhos, há unidades básicas de saúde que foram inauguradas que ainda estão vazias, sem móveis e sem pessoal. “Temos que colocar isso para funcionar”. 

Na Educação, Paranhos afirmou que há “gravíssimos” problemas de estrutura e os investimentos precisam ser “imediatos”. “Também vamos ter que ir além do que está previsto. Por isso, este sacrifício momentâneo das demais secretarias, mas sem prejuízo aos setores e ao atendimento à população”.

Até sexta-feira, 6, todos os secretários apresentarão ao prefeito um estudo do orçamento que receberam e o detalhamento dos cortes que serão realizados para atender a determinação do decreto que atinge 30% das receitas livres da administração municipal. Já na próxima segunda-feira, 9, no auditório do Paço Municipal, a Secretaria de Educação vai apresentar um relatório sobre as condições do setor e as necessidades de investimentos. A apresentação será aberta à população.