Esportes

Paranaense inicia sua 5ª temporada no DTM

O palco da etapa de abertura do DTM, tradicionalmente, é o circuito alemão de Hockenheim, uma pista onde Farfus tem um bom histórico

Cascavel – Após seis longos meses, a espera enfim acabou e Augusto Farfus volta a acelerar sua BMW M4 DTM de hoje a domingo, na 1ª etapa da temporada 2016 do DTM, principal campeonato de turismo do automobilismo mundial.

Em seu quinto ano na categoria, o único brasileiro no grid chega motivado para defender as cores de sua nova equipe, o Team MTEK – onde terá o canadense Bruno Spengler como companheiro – e com a expectativa de brigar diretamente pelo título.

O palco da etapa de abertura do DTM, tradicionalmente, é o circuito alemão de Hockenheim, uma pista onde Farfus tem um bom histórico, com uma vitória em 2013 e a pole position em 2012. O circuito tem 4.574 metros de extensão e também recebeu os testes da pré-temporada, em abril, quando Augusto liderou o primeiro dia e foi um dos destaques durante todas as atividades.

Para atingir o objetivo de disputar o título, Farfus aponta a constância como ponto chave, já que nas rodadas duplas as duas corridas valem a mesma pontuação. Sua meta é fazer uma temporada livre de problemas e somar pontos em todas as provas do ano.

INOVAÇÕES

O formato do campeonato, introduzido em 2015 e muito bem sucedido, será mantido com nove rodadas duplas, totalizando 18 corridas na temporada. Já no regulamento, algumas mudanças prometem deixar as disputas ainda mais acirradas. A partir de agora, os pilotos terão uma quantidade limitada de acionamentos do DRS (sistema de controle de arrasto aerodinâmico) nas provas – em Hockenheim, serão 39 acionamentos na corrida 1 e 57 na corrida 2. O sistema de pesos atribuídos aos carros conforme performance também será diferente neste ano, sendo determinado após cada classificação – e não mais a cada etapa -, com base na volta teórica do melhor carro de cada montadora na sessão, e assim, o equilíbrio deve ser ainda maior.