Cotidiano

Paraná tem 208 escolas ocupadas contra reforma do ensino médio

SÃO PAULO. Chega a 208 o número de escolas ocupadas no Paraná contra a Medida Provisória que reforma o Ensino Médio, afetando o conteúdo e o formato das aulas. A informação é do movimento Ocupa Paraná. A proposta foi apresentada no dia 22 de setembro pelo governo e tem 120 dias para ser votada pela Câmara e pelo Senado. Se não for votada, perderá efeito.

A Secretaria de Educação do estado encaminhou à Justiça pedidos de reintegração de posse para retirar os alunos. Em Londrina, a primeira decisão foi proferida pelo juiz Osvaldo Taque, e foi favorável aos alunos do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches. O juiz considerou que a manifestação é pacífica e os alunos não estão depredando patrimônio público, além de terem se comprometido com os diretores a manterem suas salas fechadas. A Secretaria havia pedido autorização para usar força policial na reintegração e o juiz afirmou, em despacho, que os estudantes neste momento não merecem “ser submetidos aos efeitos nocivos de uma violência estatal”.

Em São Paulo, segundo o site G1, a Polícia Militar cumpriu na manhã de ontem um mandado judicial de reintegração de posse da escola Professora Ossis Salvestrini Mendes, no Jardim Brasilândia, em Sorocaba, que estava ocupada por cerca de 50 estudantes desde quinta-feira As aulas contra a reforma do ensino médio.

Os estudantes que participaram da ocupação serão criminalizados. O delegado Seccional de Sorocaba, Marcelo Carriel, afirmou que os menores de idade responderão por ato infracional e os alunos com mais de 18 anos foram autuados por corrupção de menores. Segundo o delegado, 16 responderão inquérito policial na Justiça Criminal.