Cotidiano

Paraná é o segundo estado em oferta de vagas pelo site do MTE

Estado acumulou 165,3 mil vagas ofertadas, atrás apenas de São Paulo

Curitiba – O Paraná é o segundo Estado com maior número de vagas oferecidas pelo Portal Mais Emprego, do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), em 2015. De janeiro a agosto, o Estado acumulou 165,3 mil vagas ofertadas, atrás apenas de São Paulo (419,2 mil vagas), maior economia do País.

O Estado está bem à frente do Rio de Janeiro (76,8 mil) e Rio Grande do Sul (75,2 mil). Segundo levantamento do Ministério do Trabalho, o Paraná tem, atualmente, 5.730 vagas abertas, o que representa 14% das oportunidades do País, de 41,2 mil.

O Portal Mais Emprego reúne em um único banco de dados as informações de trabalhadores e vagas ofertadas nas agências de emprego do Sine (Sistema Nacional de Emprego), em âmbito nacional.

Para a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, o número de vagas oferecidas no Paraná demonstra que a desaceleração do mercado de trabalho vem sendo menos acentuada no Estado.

“Temos uma política de geração de emprego e renda e não podemos deixar de citar o Programa Paraná Competitivo, que atrai muitas empresas para o Estado e, consequentemente, contribui para novas oportunidades de empregos para os paranaenses”, diz Fernanda.

No ano, a agropecuária foi o setor que mais gerou vagas, com 58.960, seguida por serviços (54.213), comércio (35.364), indústria (13.448) e financeiro (3.299).

(Com informações da Agência de Notícias do Paraná)