Cotidiano

Parada do Orgulho LGBT levou 190 mil à Paulista, diz secretaria de Segurança

parada-gaySÃO PAULO – A Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que chegou à 20ª edição neste domingo, reuniu cerca de 190 mil pessoas em seu horário de pico, por volta das 15h, informou a secretaria de Segurança Pública. A organização, que este ano escolheu como tema para a festa ?Lei de Identidade de Gênero, Já – Todas as Pessoas Juntas contra a Transfobia?, falava em mais de 2 milhões de participantes. Segundo o órgão, o evento terminou com apenas 12 ocorrências, das quais oito foram de roubo e furto.

Dados da SSP apontam ainda que mais de mil policiais atuaram no patrulhamento do evento. Os 12 boletins de ocorrência relacionados à Parada, de acordo com o órgão, foram registrados no 2º Distrito Policial (Bom Retiro) e no 78º DP (Jardins), sendo seis de furto e dois de roubo. Sete pessoas foram presas e um menor apreendido. Houve ainda registro de casos de dano, lesão corporal, resistência e desacato.

A Parada foi marcada por protestos isolados contra o presidente interino Michel Temer (PMDB). Grupos aproveitaram para pregar contra o que chamavam de governo golpista. Integrantes da Associação Nacional LGBT fizeram batucada e gritavam a plenos pulmões ?Fora Temer?.

Fernando Quaresma, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT, disse que o evento sempre foi político, e que todas as pessoas têm o direito de se manifestar. Para ele, a perda de status de alguns ministérios que atuam a favor das minorias dá combustível para os que estavam ali na avenida criticar o governo de Temer.