Cotidiano

Para ministro da Cultura, protesto de cineastas mostra que Brasil 'é democrático'

BRASÍLIA – O ministro da Cultura, Roberto Freire, afirmou em nota enviada ao GLOBO que a manifestação dos realizadores do audiovisual brasileiro durante o Festival de Berlim ?comprova que o Brasil vive em plena normalidade democrática?. No protesto, eles criticaram o governo e apontaram a existência ?de uma grave crise democrática no Brasil?.

Freire destacou que as ?mudanças que ocorrem atualmente no país visam superar a profunda crise que foi deixada pelo governo anterior?. E disse que as mudanças na Ancine seguem para ?manter as conquistas alcançadas ? expressas pelo ótimo momento em que vive o cinema brasileiro ?, corrigir rumos e ampliar horizontes?.

Segundo o ministro, o primeiro passo foi fortalecer o Conselho Superior de Cinema (CSC). Ele defendeu que a nova composição do colegiado, com a presença de cineastas como Bruno Barreto e Cacá Diegues, representará uma atuação mais forte dos representantes da sociedade civil.

Por fim, a nota afirma que a gestão de Freire no Ministério da Cultura ?pretende aumentar a sinergia, o diálogo e a aproximação entre o setor de audiovisual e a sociedade civil, além de promover maior desburocratização?.