Cotidiano

Para Gilmar Mendes, violência é ?resultado da deterioração do quadro de segurança pública?

O ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), falou que os episódios de violência registrados um dia antes das eleições municipais em todo o Brasil devem-se a uma deterioração do quadro de segurança pública no país. Mendes veio a São Paulo para acompanhar um teste de segurança das urnas eletrônicas na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e segue para Brasília, onde acompanhará o desenrolar da votação na sede do TSE.

? Nós acompanhamos a situação na Baixada Fluminense, em Duque de Caxias e em Nova Iguaçu. Fomos até Itumbiara, onde foram registrados incidentes graves, com uma rebelião de Presídio. Foram feitos pedidos de ajuda de forças de segurança em 400 municípios, que foram atendidos. Então, as respostas estão sendo dadas. Esse é o resultado da deterioração do quadro de segurança pública nos últimos anos e não o fato de que estamos tendo eleições mais violentas ? disse.

Mendes também comentou o despiste do presidente Michel Temer, que votou as 8h, na capital paulista, para evitar o assédio da imprensa.

? É normal que as pessoa queiram votar mais cedo para não pegar fila.

O presidente do TSE também disse que espera nestas eleições uma apuração rápida:

? Tenho a impressão de que tudo vai correr bem, como nos últimos anos.