Cotidiano

Para evitar problemas em aeroportos, Michael Caine oficializa nome artístico

juventude.jpgRIO ? Até os seus 83 anos, o ator Michael Caine nunca teve problemas em manter o seu verdadeiro nome no documento de identidade: Maurice Micklewhite. Com a ascenção do Estado Islâmico e o consequente endurecimento da segurança nos aeroportos, porém, o inglês decidiu facilitar a burocracia e oficializar o nome artístico.

“Eu mudei meu nome quando começou toda essa coisa com o Estado Islâmico”, explicou Caine ao Yahoo Movies. “Um segurança do aeroporto dizia ‘Olá, Michael Caine’, e de repente eu lhe dava um passaporte com um nome diferente. Eu poderia ficar ali por uma hora”.

Quando começou sua carreira nos palcos de Sussex, Inglaterra, Caine se apresentava como Michael Scott. Mas ao se mudar para Londres, descobriu que outro ator já usava o nome.

A saída veio durante uma ligação estressante com o seu agente, que demandava outra identidade: olhando para fora da cabine telefônica, ele viu o pôster do novo filme do astro Humphrey Bogart, “A nave da revolta” (The Caine Mutiny, em inglês).

“Meu ator favorito é o Humphrey Bogart, então ali estava”, conta. No longa, Caine é como se chama o navio de guerra onde se passa a história.