Cotidiano

Para Dilma, perícia do Senado constatou que não houve crime de responsabilidade

BRASÍLIA – A presidente afastada Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira que a perícia do Senado Federal constatou que os motivos que embasam o pedido de impeachment de seu mandato não caracterizam crime. Ela afirma que não participou do Plano Safra, não agiu com dolo na edição dos decretos de suplementação orçamentária e, em nenhum momento, foi alertada de que esses atos comprometeriam a meta fiscal. As declarações foram feitas à Rádio Guaíba, com sede em Porto Alegre.

Dilma disse que tem mantido uma rotina intensa de conversas com senadores, intelectuais, professores, estudantes e representantes da sociedade civil. Nesses encontros, tem defendido que o impeachment é um golpe.

? Hoje ficou caracterizado pela própria perícia feita pelo Senado que os motivos pelos quais eles me acusam não caracterizam crime.A própria perícia disse que não são seis decretos, são três. E nesses três decretos não foi constatada nenhuma participação dolosa minha. Ou seja, não há em nenhum momento um alerta ou um parecer técnico, uma avaliação que diga: olha, presidente, se você assinar esse decreto você estará comprometendo a meta fiscal. A cada dia que passa, fica mais claro que esse processo de impeachment não tem base legal e por isso se caracterizaria como golpe. Tenho certeza de que temos que combater esse processo no Senado, junto à sociedade, junto aos movimentos sociais e todas as camadas. É muito grave que o Brasil, que tem uma democracia muito jovem, passe por um processo desse tipo ? afirmou.