Cotidiano

Para conter caça de rinocerontes, empresa promete chifre artificial em dois anos

20101222040206765afp.jpg

RIO ? Os rinocerontes estão à beira da extinção não porque seu habitat está sendo destruído ou alguma doença os está dizimando, mas por causa do seu chifre. Para conter o ímpeto dos caçadores, medidas extremas são adotadas, como a retirada dos cornos. Já o empreendedor Matthew Markus, diretor executivo da start-up Pembient, quer transformar o problema em oportunidade, criando um chifre de rinoceronte sintético. A previsão é que ele esteja pronto para o mercado em dois anos.

? Neste ano, nós produzimos protótipos de baixa fidelidade. Eles são sólidos, mas não possuem todas as propriedades do chifre do rinoceronte. Então, estamos trabalhando agora para produzir estes sólidos bioidênticos de alta qualidade ? disse Markus, à BBC.

O empreendedor acredita que a introdução de um chifre sintético no mercado, similar ao natural, pode resolver a crise. Ao longo dos anos, o desenvolvimento de alternativas artificiais a algumas espécies naturais alcançaram algum sucesso. As orquídeas produzidas em laboratório, por exemplo, serviram como alternativa aos coletores, enquanto uma versão sintética do produto químico encontrado na bile de ursos foi aceita pela medicina tradicional chinesa.

Agora, start-ups estão tentando criar alternativas sintéticas para o chifre do rinoceronte e o marfim dos elefantes. A Pembient é a mais avançada delas, apontada como muito próxima de produzir um material sólido como os chifres.

? Os protótipos de alta fidelidade devem demorar dois anos para ficarem prontos ? disse Markus.

A ideia pode parecer boa, mas conservacionistas são contra, por considerarem ?muito arriscado? abrir um comércio legal de chifres e marfins sintéticos.

? Nós estamos muito preocupados que esses produtos sintéticos forneçam cobertura para o comércio ilegal ? disse Lee Henry, da ONG WWF. ? Como as forças de segurança no campo vão conseguir distinguir os dois?

Mas Markus mantém sua posição:

? A forma mais rápida de fechar um mercado é apoiando as cópias, não as perseguindo ? disse.

? Na medicina tradicional, as pessoas preferem produtos selvagens, que são vistas como mais valiosas ? rebateu Henry. ? Para uma espécie como o rinoceronte, que está sendo dizimada pela caça, nós vamos querer testar isso agora? Eu acredito que o risco é muito grande. A história mostrou que quando você cria produtos alternativos não reduz a demanda pelos artigos genuínos.