Cotidiano

Papa indica beatificação de padre francês morto por terroristas

2016 938681633-201609140923546831_AP.jpg_20160914.jpgCIDADE DO VATICANO ? O Papa Francisco disse nesta quarta-feira que o padre francês assassinado a facadas por militantes islâmicos em seu altar em julho foi um mártir, e indicou que Jacques Hamel já está a caminho da canonização.

Francisco se pronunciou em uma missa especial para peregrinos de Rouen, região da França onde os dois agressores invadiram a igreja de Saint-Étienne-du-Rouvray, forçaram o padre de 85 anos a se ajoelhar e cortaram sua garganta enquanto diziam frases em árabe.

Em seu sermão em italiano, Francisco também pediu que todas as religiões declarem que ?matar em nome de Deus é satânico?.

O Pontífice usou as palavras mártir ou martírio 10 vezes durante sua homilia na capela da casa de hóspedes do Vaticano onde mora.

? Ele (Hamel) aceitou seu martírio ali no altar ? disse o Papa. ? Ele deu sua vida por nós para não negar Jesus… ele é um mártir, e mártires são beatificados.

A beatificação é uma das primeiras etapas do processo complexo que leva à canonização na Igreja Católica.

Normalmente é preciso um milagre para que um candidato a santo seja beatificado, mas essa exigência pode ser descartada se houver indícios de que a pessoa morreu como mártir.

? Um homem bom, humilde, um homem de irmandade que sempre procurou levar paz, foi assassinado como se fosse um criminoso ? afirmou Francisco, que ordenou que uma foto do padre morto fosse colocada no altar durante a missa.

A Igreja Católica canoniza postumamente pessoas consideradas tão santas durante a vida que se acredita que estejam com Deus e que sejam capazes de interceder junto a ele para realizar milagres.

Em outra indicação de que Francisco crê que Hamel já está encaminhado para a canonização, o arcebispo de Rouen, Dominique Leburn, disse a repórteres mais tarde que o Papa lhe disse que Hamel deveria ser ?venerado?, uma honra que normalmente é concedida somente depois que o processo de canonização começa.