Cotidiano

Papa Francisco descarta ideia de se retirar do cargo

CIDADE DO VATICANO — O Papa Francisco afirmou neste domingo que não tem intenção de se retirar do papado, como o seu predecessor, Bento XVI. A declaração foi dada como resposta ao questionamento de um jovem durante um evento no Vaticano.

— Nunca pensei em me retirar do papado nem deixá-lo por causa das numerosas responsabilidades — disse Francisco.

Com 79 anos, Francisco já afirmou publicamente que imagina um papado curto, antes de seguir para “a casa do nosso Pai”, mas nunca havia descartado seguir os passos de Bento XVI, que abandonou o cargo em 2013, sendo o primeiro Papa a fazê-lo em 600 anos.

Em cerimônia, o Papa concedeu medalhas aos atores Richard Gere, George Clooney e Salma Hayek para promover a fundação Scholas Occurrentes, inspirada no Pontífice e que atua na formação de uma rede global de escolas, com projetos compartilhados e apoio às instituições com menos recursos.

Francisco criou uma organização desse tipo quando era cardeal Jorge Bergoglio, em Buenos Aires, mas após sua eleição para o papado, uma fundação internacional foi criada para abraçar o projeto.

— Valores importantes podem ser transmitidos pelas celebridades — disse uma das organizadoras do Scholas Occurrentes, Lorena Bianchetti, dizendo que os atores concordaram em se tornarem embaixadores de uma projeto de arte da fundação.