Cotidiano

Papa aceita processo de santificação de padre assassinado na França

201610021200221449_RTS.jpg

PARIS ? O Papa Francisco aceitou dar início ao processo de beatificação do padre francês Jacques Hamel, degolado no altar por dois militantes do Estado Islâmico em julho deste ano. A informação foi divulgada pelo arcebispo de Rouen, Dominique Lebrun, durante missa especial para purificação da igreja onde o crime aconteceu, que foi reaberta neste domingo.

? O Papa Francisco renunciou ao período de cinco anos antes que o processo de santificação possa começar ? disse Lebrun, diante de centenas de fiéis na igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray.

Normalmente, os processos de beatificação exigem um período de cinco anos após a morte do postulante, mas essa condição é dispensada em caso de martírio. O mesmo se aplica à exigência da comprovação de um milagre.

No mês passado, durante uma missa em memória ao padre Hamel, Francisco usou o termo mártir ou martírio dez vezes em sua homilia no Vaticano.

O crime aconteceu no dia 26 de julho. Dois jovens radicais, de 19 anos, assassinaram o padre Hamel enquanto ele celebrava uma missa. O grupo terrorista Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque. Duas freiras e um casal de idosos também foram feitos reféns, mas uma outra freira conseguiu escapar e avisou a polícia. Os militantes foram mortos quando tentavam fugir da igreja.

? Nós carregamos a tragédia deste julho como uma indelével cicatriz na nossa história, na história nacional ? disse Hubert Wulfrance, prefeito de Saint-Etienne-du-Rouvray.

A missa de purificação contou com a presença de membros da comunidade muçulmana, convidada para demonstração de tolerância e solidariedade.