Cotidiano

Panorama regional do dia 18 de maio de 2018

Eleição do Conseg

Após a mobilização da Aciquap (Associação Comercial de Quatro Pontes), com apoio do Poder Público e da sociedade organizada, o Conseg (Conselho Municipal de Segurança) foi reativado com eleição da diretoria esta semana. Apenas uma chapa se habilitou ao processo eleitoral, vencendo por aclamação. Trata-se da “Quatro Pontes com Segurança”. Agora ocupa a presidência do Conseg Rodrigo Waschburger e, como vice, Eduardo Maffei.

Diretoria

Assim, diretoria ainda é formada por Noeli Beatriz Assunção Radtke (1ª secretária), Luis Carlos Wammes (2º secretário), Marlon Andre Lermen (1º tesoureiro) e Tarcisio Afonso Goerck (2º tesoureiro). Já o Conselho Fiscal é composto por Adriana Lermen Packer, Neri José Laufer, Diogo Borchert, Luiz Antonio Hawerroth e Afonso Francener. A posse ainda não tem dada agendada.

Planejamento

Para melhor cumprir as atividades educacionais e esportivas, reuniões de planejamento bimestral foram promovidas pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Quatro Pontes com a equipe da Escola Municipal Dona Leopoldina e do Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) Cantinho Feliz, além do Departamento de Esportes.

Educação

Na área educacional, a reunião foi pautada no CAE (Conselho de Alimentação Escolar), no programa Saúde Integrativa na Escola (Itaipu), além do Justiça e Cidadania (desenvolvido com os alunos do 5º ano), Cooperjovem (Copagril), A união faz a vida (Sicredi) e de preservação do meio ambiente (Funasa), incluindo a Base Nacional Comum Curricular, Conselho Municipal de Educação, plano municipal, bem como o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa e o programa Jovem Empreendedor, com a confirmação de que a feira será realizada no dia 14 de setembro, como parte da festa dos 26 anos de Quatro Pontes.

Esporte

Com a equipe do Departamento de Esportes foram definidas questões sobre os campeonatos municipais de bocha e futsal, sendo que a final deste último será no dia 25, e as competições regionais, como o Troféu Difusora/Sicoob de Futsal – categorias masculino e feminino, Copa da Amizade de Futsal, Copa Amizade, Copa Amop de Futsal Masculino, jogos escolares, com abertura marcada para hoje, em Marechal Cândido Rondon, e jogos abertos, que acontecerão no dia 8 de junho, na cidade de Palotina.

São Luiz do Oeste

O prefeito de Toledo, Lucio de Marchi, reuniu-se com líderes de São Luiz do Oeste para ouvir as demandas da comunidade. No encontro foram discutidas as prioridades para investimentos do Orçamento do Povo.

Projetos

De acordo com De Marchi, na comunidade será construído um campo com grama sintética na área pública localizada na quadra em frente à Igreja Católica e ao lado da Escola Municipal São Luiz. “Caso as lideranças concordem os investimentos do Orçamento do Povo previstos para São Luiz do Oeste será priorizado para a construção de duas salas (sendo uma para refeitório) da Escola Municipal São Luiz, além de se fazer a licitação para reparos da rede elétrica daquele educandário”, detalhou.

Algumas demandas

Dentre as reivindicações da comunidade estão a instalação do Parque Infantil e da Academia da Terceira Idade seja ao lado da escola e em frente à Igreja. Segundo eles, neste sentido haverá maior segurança; implantação de lombadas na Avenida Presidente Vargas próximo à Praça Pública; estudo global da sinalização de trânsito, com revisão dos limites de velocidade; pintura de faixas na Estrada Rural Toledo a São Luiz do Oeste.