Cotidiano

Países se comprometem junto a Obama a dobrar recepção a refugiados

NOVA YORK – Numa fala na cúpula paralela dedicada a migrações, durante a Assembleia Geral da ONU, o presidente Barack Obama prometeu maior dedicação para receber refugiados, chegando a 110 mil anualmente em 2017. Durante a tarde, ele ganhou o compromisso de outros 50 países para dobrar a meta de recepção: chegar a 360 mil refugiados realocados por estas nações anualmente, em breve.

? Juntos, nossos países duplicarão o número de refugiados que receberemos, fazendo-o chegar a 360 mil ? disse o presidente americano, destacando os esforços de Alemanha e Canadá na empreitada. ? Apesar de as nações estarem aceitando esta meta, ainda não é suficiente para encarar uma crise desta magnitude.

A Casa Branca anunciou nesta terça-feira que mais cerca de 50 empresas americanas, como Facebook, Twitter, MasterCard e Johnson & Johnson, se comprometeram a doar US$ 650 milhões em defesa dos refugiados.

A Casa Branca ainda não detalhou como é a divisão prevista de seus 110 mil refugiados realocados durante 2017.

Pauta do encontro principal entre líderes mundiais na segunda-feira, a situação dos refugiados também foi abordada pela presidente americano em sua intervenção no púlpito da Assembleia Geral.

? Devemos agora abrir nossos corações e fazer mais para ajudar os refugiados que estão em necessidade desesperada de uma casa ? declarou ele a outros chefes de Estado.