Cotidiano

Página no Facebook faz suposta transmissão de dentro de sala do Enem

RIO – Uma página no Facebook com o nome “ENEM Farsa” publicou uma suposta transmissão ao vivo de dentro de uma sala de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas ainda não se sabe se as imagens são verídicas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) está averiguando a postagem no Facebook, que já acumula milhares de compartilhamentos desde sua publicação, por volta de 13h45 (horário de Brasília). O Enem começou oficialmente às 13h30.

O autor das imagens mostra um caderno de questões com a logotipo do “Enem 2016” e pessoas ao lado dele sentadas em carteiras numa sala de aula, como se realmente estivesse num local do exame. A câmera, provavelmente de celular, treme bastante durante a transmissão, tornando quase impossível a leitura de algum enunciado.

A transmissão, se de fato existiu, foi bastante curta, mas o post no Facebook repete a sequência de imagens, o que pode dar a impressão de ser algo contínuo.

Junto com o vídeo, o autor do post escreveu palavras de ordem contra o governo do presidente Michel Temer e de apoio às ocupações que inviabilizaram o Enem em 404 locais de prova espalhados por todo o Brasil, causando o adiamento do exame para mais de 271 mil candidatos.