Cotidiano

Pagamento de passagens com cartão de crédito

No segundo ano de mandato como vereador de Cascavel, Josué de Souza tem protocolado projeto em benefício dos usuários do transporte público coletivo.

A expectativa do vereador é de que os ônibus possam utilizar máquinas de cartão de crédito. A experiência já é vista na capital de São Paulo e em Curitiba segue em processo de implantação.

“Dessa forma continuamos evitando o dinheiro nos ônibus e os usuários do transporte não são prejudicados. O projeto já foi apresentado, passou pelas comissões e agora aguardamos que siga à votação”, afirma.

Perfil

Josué de Souza tem 48 anos, é casado e formado no curso de Pedagogia. Antes de ingressar no Legislativo, atuava como agricultor.

Ele segue na Câmara de Vereadores de Cascavel no primeiro mandato como vereador, no entanto, já teve experiência na Casa como assessor do vereador Vilela e ao lado de Marcos Damasceno.

Frustrações

Neste primeiro mandato estou passando por uma experiência muito boa. Às vezes nos frustramos um pouco, porque queremos resolver os problemas na hora, como se fosse algo particular. No poder público isso é diferente, temos que esperar ocorrer os trâmites legais e licitações de determinadas coisas. A população cobra, pois realmente espera uma resposta imediata e às vezes somos impedidos, por conta desses trâmites legais.

Parceria

O relacionamento com a prefeitura de Cascavel tem sido muito bom neste período. Eu já era amigo do prefeito Leonaldo Paranhos, de alguns secretários, então são pessoas que já tinha certo convívio, e isso torna o trabalho tranquilo. Cada um respeita as suas competências e suas funções. Quando precisamos de algumas informações elas não são fornecidas e quanto a isso não tenho nenhuma dificuldade.

Horas Extras

Estou como presidente da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das horas extras de funcionários da Secretaria de Educação e da Saúde. Já iniciamos os trabalhos e na quinta-feira tivemos a primeira reunião. Temos 2.020 páginas para verificar e convocar pessoas para oitivas, então esse será um trabalho longo.

Denúncias

Queremos ver se realmente houve necessidade horas extras e se elas foram trabalhadas. Recebemos denúncias de que há pessoas com registro de até 33 horas extras em um mês. Nós ainda não verificamos os documentos, mas isso será analisado e vamos acompanhar e ver se realmente aconteceu, por quais motivos e se havia necessidade assim como o que foi pago. O trabalho da CPI é longo e deve levar 90 dias úteis.

Trabalho escravo

Pode estar faltando motoristas, por exemplo, por isso teremos conversa com o executivo para que sejam contratados mais motoristas. Há um limite de carga horária a cada funcionário. No entanto, se eles estiveram trabalhando dia e noite como se tem comentado, de repente, possa ser um trabalho escravo. Algum erro deve ter e por isso precisamos corrigi-lo.

Segundo mandato

Neste momento penso em terminar bem o meu mandato, que já teve uma parte cumprida, mas também pretendo tentar um segundo mandato como vereador. Para isso, precisamos ter a aprovação da população nas urnas e isso será resultado de um bom trabalho. Vejo também que precisamos trabalhar unidos para que os projetos que passam pela câmara sejam aprovados.

Cartão de crédito

Um dos projetos protocolados que destaco, pede que máquinas de cartão de crédito sejam utilizadas nos ônibus do transporte coletivo. Esse é um projeto que vai atender uma determinada demanda da população. Dessa forma continuamos evitando o dinheiro nos ônibus e os usuários do transporte não são prejudicados. O projeto já foi apresentado, passou pelas comissões e agora aguardamos que siga à votação.

Benefícios

Se uma pessoa, por exemplo, em determinação situação precisa utilizar o ônibus, mas não tem o cartão do Vale Sim, ela pode passar o cartão de crédito na máquina no débito ou crédito.

Para as que estão em bairros e não têm o ponto de recarga do Vale Sim, elas podem com o cartão de crédito embarcar no ônibus e vir ao Centro da cidade recarregá-lo. Já conversei com as empresas e elas dizem que isso é possível. Em São Paulo já há operações nesses moldes e em Curitiba está em processo de implantação.

Atuação intensa

Tenho conversado e negociado com o Executivo para a legalização de 63 famílias que ocuparam área do município lá em São João. Também tenho representado a comunidade do Espigão Azul e trabalhado muito na região Oeste, nos bairros Alto Alegre, Santa Onofre, Santa Cruz, Santos Dumont e Esmeralda. Nós somos vereador do município inteiro, mas geralmente temos uma atuação mais intensa em uma determinada região.