Cotidiano

Paciente denuncia descaso

Assis Chateaubriand – Uma situação pouco comum foi denunciada por uma pessoa que usa o sistema de transporte na área da saúde em Assis Chateaubriand. Ela pediu para não ter o nome divulgado, mas conta que no dia 24 de outubro pela manhã usou o micro-ônibus da Secretaria de Saúde de Assis com várias pessoas para fazer uma consulta pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Toledo. “Eu tinha marcadas duas consultas naquele dia. A primeira pelo SUS pela manhã e a segunda, à tarde, particular”, relata. “Perguntei ao motorista se poderia voltar com ele no período da tarde e ele confirmou que me levaria de volta a Assis”.

Contudo, o denunciante chegou ao local pré-definido às 16h30 daquele dia e, preocupado com a demora, ligou para a Secretaria de Saúde de Assis que lhe garantiu que o motorista passaria buscá-lo. “Fiquei mais duas horas esperando e nada. Foi então que decidi ir para a rodoviária e comprar uma passagem para voltar para casa. Esqueceram de mim”, lamenta. “Pergunto: e se eu não estivesse preparado com dinheiro, como faria?”.

Ao chegar a Assis Chateaubriand, perto da meia-noite, o usuário afirma ter ido até a casa do prefeito para relatar a situação, mas não foi atendido. “A Secretaria de Saúde percebeu a repercussão nas redes sociais e me chamou para conversar e garantir que essa situação não se repetirá”, relatou, acrescentando que a prefeitura lhe garantiu o ressarcimento dos custos que teve para retornar a Assis.

No entanto, essa não é primeira vez que isso aconteceu com a mesma pessoa. “Na outra gestão, também fui ‘esquecido’ em Toledo, e, pasmem, pelo mesmo motorista”.

O denunciante conta ainda que soube de outras pessoas deixadas para trás pelo motorista. “Se isso ocorrer novamente, vou denunciar no Ministério Público”.

A equipe de reportagem do O Paraná conversou com o secretário de Saúde de Assis, Agnaldo Vieira. Foram encaminhadas as perguntas via e-mail só que até o fechamento desta edição a resposta da Prefeitura de Assis Chateaubriand não havia sido enviada.