Cotidiano

Otto e Arnaldo Antunes se apresentam na ocupação do Palácio Capanema

13263670_10154047083517209_4073535057789148269_n.jpg Links OcupaçãoRIO ? Os músicos Otto e Arnaldo Antunes foram anunciados como parte da programação cultural da ocupação do Palácio Capanema, nesta quarta-feira. Eles se apresentam na sede carioca da Funarte, no Centro, a partir das 16h. Mais tarde, às 19h, o sound system Digitaldubs encerra as atividades do dia, abertas às 9h com uma aula sobre patrimônio cultural ministrada por Mário Pragmaci, professor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) ? veja a programação completa aqui.

Este é o terceiro dia de ocupação do Capanema, iniciada na manhã de segunda-feira em protesto contra o fim do Ministério da Cultura e contra o presidente interino Michel Temer, cujo governo não é reconhecido pelos manifestantes ? em sua maioria, representantes da classe artística e da produção cultural.

Na noite de terça-feira, mais de mil pessoas ocuparam o pilotis do Capanema, onde uma orquestra sinfônica, com cordas, madeiras, metais, percussão e canto lírico, batizada de Orquestra Música pela Democracia, tocou desde músicas eruditas a Gonzaguinha, intercaladas por intervenções dos manifestantes. Um dos pontos altos da noite foi uma paródia de “Carmina burana”, de Carl Orff, cujos versos foram substituídos por “Fora, Temer!”. Milton Nascimento e Chico Buarque, que apoiam a ocupação, marcaram presença e cantaram “Cio da terra”. Carmina Burana Milton e Chico

Segundo antecipou Ancelmo Gois em sua coluna, artistas como Caetano Veloso, Lenine e Erasmo Carlos também vão se apresentar no Palácio Capanema nos próximos dias. ForaTemer_versão Aleluia, de Handel

OCUPAÇÃO SEGUE EM OUTRAS CIDADES

Após a extinção do Ministério da Cultura, determinada pelo presidente interino Michel Temer e decretada no Diário Oficial na última quarta-feira, representantes da classe artística e da produção cultural de todo o país iniciaram, ao longo do fim de semana, uma série de ocupações em prédios e equipamentos vinculados ao MinC, em diferentes pontos do país.

No sábado, a sede do Iphan, em Curitiba, recebeu a primeira grande ocupação, reunindo mais de mil pessoas, enquanto a Funarte de Belo Horizonte foi ocupada no domingo. Na manhã de segunda-feira, outro movimento ocupou o Palácio Gustavo Capanema, que é a sede da Funarte no Rio de Janeiro, além de representação regional do Ministério e sede do Ipham RJ. Na terça-feira, a sede do Iphan do Ceará foi ocupada, o Iphan do Rio Grande do Norte receberá um ato, e outras manifestações ocuparão equipamentos vinculados ao MinC em Salvador e em São Paulo.