Cotidiano

Osorio diz que Escolas do Amanhã são ?programa de marketing?

IMG_5519.JPGRIO – O candidato a prefeito do Rio Carlos Osorio (PSDB) criticou as Escolas do Amanhã na tarde desta terça-feira durante conversa com moradores e comerciantes de Ipanema. O tucano não poupou críticas à prefeitura e colocou em dúvida o plano de governo do candidato Pedro Paulo (PMDB), escolhido pelo prefeito Eduardo Paes para sua sucessão. De acordo com Osorio, não será possível ?resolver o problema da educação integral?.

? Se você monetizar todo o programa de governo dele (Pedro Paulo), ele está propondo investir quase R$ 35 bilhões em quatro anos. O Eduardo Paes, com Olimpíada, com Brasil na lua, com Cristo Redentor subindo igual a um foguete na capa da ?Economist?, conseguiu investir R$ 37 bi. Não existe isso, é inviável. Ele tem uma meta de, em quatro anos, resolver todos os problemas. Não vai resolver o problema da educação integral em quatro anos. Não vai dizer que vai, porque não vai. É impossível. Não vai colocar, em quatro anos, todas as crianças em creche públicas da prefeitura. Podemos avançar muito mais se apostarmos em creches conveniadas, que têm capacidade ociosa ? propôs.

Pela manhã, Osorio fez uma caminhada pelo Complexo da Maré, na Zona Norte. De acordo com o candidato, as Escolas do Amanhã são um ?programa de marketing?.

? Na educação, temos um programa de marketing, não temos um programa de educação. As Escolas do Amanhã são um belíssimo projeto, com prédios bacanas, educação em tempo integral. Só que é insustentável. Pra você inaugurar uma escola dessa, como não há dinheiro de custeio de professor, você está canibalizando a rede existente ? criticou Osorio, que também respondeu perguntas sobre segurança, mobilidade, cultura, turismo, saúde e finanças públicas.

A prefeitura e a assessoria do candidato Pedro Paulo foram procuradas pela reportagem, mas ainda não responderam.