Cotidiano

Órgãos se prepararam para as reclamações

Toledo – A tradição começou nos Estados Unidos e nos últimos cinco anos ganhou uma força sobrenatural também no Brasil. Para alguns lojistas, a Black Friday, ou sexta-feira negra, sempre na última sexta do mês de novembro, representa um aumento nas vendas ainda maior que as registradas na véspera do Natal.

Com a promessa de descontos que podem chegar a 70%, muitos consumidores se programam há meses para levar para casa o tão sonhado produto com um preço que caiba no bolso. O 13º salário é um incentivo extra para aderir à liquidação.

Mas na mesma força que se popularizou, a Black Friday também se tornou conhecida pelas fraudes, com promoções falsas. Por isso, os escritórios do Procon na região já se preparam para receber uma enxurrada de reclamações. “Ano passado tivemos muitas [denúncias] e certamente neste ano elas vão se repetir porque o que ocorre de mais comum é uma empresa anunciar um produto na promoção tendo antes aumentado o preço para dar um desconto fictício. Isso é fraude e se o comprador tem os anúncios anteriores e os atuais, com o suposto desconto, pode formalizar denúncia nas unidades físicas ou pelo site do Procon no Paraná”, afirma a coordenadora do Procon em Cascavel, Nadir Ivone Lovera.

No Procon de Toledo ainda não há reclamações neste ano, mas “certamente elas virão”, avalia o coordenador Welington José de Oliveira. “Geralmente os consumidores de Toledo que se sentem lesados com o preço não vêm reclamar. Os casos que chegam até nós costumam ser aqueles de demora da entrega do produto e que foram vítimas de um golpe mesmo, de uma empresa que recebeu e não entregou a mercadoria”, explica.

Parceria inédita vai facilitar denúncias

Uma dica essencial dada pelos coordenadores do Procon diz respeito à organização do consumidor, além da cautela. “Nós sempre orientamos para que o consumidor faça a pesquisa, copie as páginas com o produto e os preços ou guarde os panfletos antes das ofertas para poder comparar depois, mas são poucos os que fazem isso. Se tiver isso em mãos, fica mais fácil documentar a reclamação”, orienta a coordenadora do Procon em Cascavel, Nadir Ivone Lovera.

A expectativa é para que neste ano haja um aumento das denúncias sobre as compras feitas pela internet, já que mais brasileiros deverão se aventurar nessa modalidade de aquisição.

Uma pesquisa do SPC Brasil estima que as queixas representarão 54% de todas as transações no período. “Já existem centenas de empresas fazendo Black Week. A orientação é sempre a mesma: consulte se o site que você está comprando é confiável, se há desconto mesmo, se certificar de que a compra está sendo feita de forma segura e que o produto adquirido vai chegar no prazo estipulado”, explica Welington José de Oliveira.

A novidade para este ano é a parceria inédita de um dos maiores sites de reclamação, o Reclame Aqui, com a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor. “Durante o mês de novembro quem observar que há maquiagem de preços ou qualquer fraude, que não está sendo praticado o desconto anunciado ou que ele não é real, pode fazer a reclamação no site do Reclame Aqui que todas as denúncias vão gerar um protocolo na Secretaria que vai investigar. Se a denúncia for confirmada, pode levar até o encerramento das atividades do vendedor ou aplicação de multas”, completa o coordenador do Procon em Toledo.

Vale lembrar que essas multas podem chegar a R$ 3 milhões, dependendo do porte da empresa autuada.

Compras no Paraguai não podem ser denunciadas

Em 2012 bem que se tentou fazer uma parceria entre os órgãos de defesa do consumidor do Brasil e do Paraguai, mas a metodologia não deu certo, justamente pelo formato de negócio encontrado em alguns pontos do outro lado da fronteira.

Isso equivale dizer que as possíveis fraudes praticadas durante as vendas de Black Friday no país vizinho não podem ser reclamadas aqui, no Brasil.

Segundo o escritório do Procon em Foz do Iguaçu, a orientação que se dá aos compradores do outro lado da fronteira é para que buscam shoppings e lojas idôneas, certifiquem-se de que o produto está na embalagem antes de sair da loja, veja se o produto comprado é o mesmo que será levado para casa, converse com a gerência e tente um acordo com o próprio estabelecimento caso o item adquirido apresente problemas.