Cotidiano

Organização criminosa que vendia cirurgias bariátricas do SUS é alvo de Operação

Polícia Civil cumpre mandados no Paraná, Santa Catarina e São Paulo

Organização criminosa que vendia cirurgias bariátricas do SUS é alvo de Operação

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas para cumprir 49 mandados judiciais, na manhã desta terça-feira (6). O objetivo é desarticular organização criminosa que teria lucrado mais de R$ 10 milhões com a venda de cirurgias bariátricas realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em hospital da Região Metropolitana de Curitiba. A operação, que conta com o apoio do Ministério Público, tem alvos nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Os policiais civis devem cumprir 14 mandados de prisão temporária. Entre as pessoas com prisão decretada estão um funcionário público estadual lotado na 2ᵃ Regional de Saúde, no Paraná, e um vereador do interior do estado de São Paulo.

Os 35 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos nas seguintes localidades, por estados:
* Paraná: Curitiba, Campina Grande do Sul, Colombo, Pinhais, Piraquara e Quatro Barras;
* Santa Catarina: Rio dos Cedros.
* São Paulo: capital paulista e Taquarituba.

A organização criminosa é investigada pelos crimes de extorsão, falsidade ideológica, uso de documento falso, concussão e organização criminosa.

O ESQUEMA
O grupo criminoso, por meio de redes sociais ou indicações, entrava em contato com pessoas de vários estados brasileiros (a maioria de SP e SC), interessadas em realizar cirurgia bariátrica. Os pacientes, muitas vezes, estavam aguardando há anos na fila para serem operados pelo SUS, e acabavam aceitando pagar até R$ 3 mil em cirurgias que deveriam ser gratuitas.

As investigações ainda apontam que o grupo criminoso conseguiria receber em duplicidade os valores pagos pelo SUS ao hospital pelas cirurgias bariátricas.