Cotidiano

Opositores venezuelanos dormem no chão no Vaticano em protesto

VENEZUELA-POLITICS_VATICAN-GVL31HKUL.1.jpg

ROMA – Um grupo de representantes da oposição venezuelana, entre eles vários familiares de líderes políticos detidos, protestaram nesta terça-feira em Roma para pedir democracia na Venezuela e a libertação dos presos políticos. Entre os ativistas presentes na Praça do Povo estavam Lílian Tintori, Antonieta Mendoza de López e Leopoldo López Gil (esposa e pais do líder opositor detido Leopoldo López); assim como Vanessa Ledezma e Mitzy Capriles de Ledezma, filha e esposa do ex-prefeito Metropolitano de Caracas Antonio Ledezma, em prisão domiciliar. VENEZ

Familiares dos opositores iniciaram no domingo uma série de protestos pacíficos na Itália e no Vaticano para pedir a libertação dos presos políticos, medida que consideram fundamental para o diálogo com o governo de Nicolás Maduro, congelado nesta terça-feira.

O diálogo para superar a crise política venezuelana foi congelado após a oposição anunciar que só voltará à mesa de negociações quando o governo aceitar uma saída eleitoral para o conflito e libertar os “presos políticos”.

As conversações foram iniciadas no dia 30 de outubro, sob os auspícios do Papa Francisco e da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

“Não se pode negociar se há presos políticos”, reafirmou à imprensa Tintori, que na véspera se acorrentou na Praça de São Pedro, no Vaticano, como um gesto simbólico.

VENEZUELA-POLITICS_VATICAN-GVL31HL2E.1.jpg